Homeopatia

A Homeopatia pode ser considerada como uma arte que ajuda a enriquecer as defesas naturais do organismo, por meio de medicamentos naturais que ajudam a aumentar as capacidades curativas do organismo. O intuito da Homeopatia é trata a pessoa em sua globalidade.

Pensando que a doença é concebida como um desequilíbrio interno, o papel dos homeopatas está focado em resolver os problemas subjacentes sem atacar unicamente os sintomas. Desta forma, se utilizam remédios específicos, fortemente diluídos que, quando absorvidos de uma forma não diluída, produzirão numa pessoa sã os sintomas de uma determinada doença. A prática apresenta que quanto mais os efeitos de uma substância se aproximam dos sintomas do paciente, mais suas virtudes terapêuticas são importantes na cura do paciente, seguin do assim a “lei da semelhança”.

Ao mesmo tempo, quanto mais uma substância é diluída, maior será sua eficácia. Assim, os remédios são preparados segundo regras restritas de diluição visando reforçar o seu poder.

HISTÓRIA - Samuel Hahnemann (nasceu em Meissen, pequena cidade alemã em 1755  e formou-se em Medicina em 1779) foi quem determinou os princípios homeopáticos, no final do século XVIII. Seus princípios e teorias se basearam na cura pelo semelhante, ou seja, o fato de uma substância ser capaz de produzir um sintoma ou alteração em um indivíduo saudável e que teria a capacidade de curar essa alteração, quando doente, com a utilização de pequenas doses. Em 1810 publicou seu livro mestre, chamado “O Organon da Ciência Médica Racional” , que foi aperfeiçoado em 1819, mudando o nome para “O Organon da Arte de Curar”, criando-se assim a Homeopatia.

CONSULTA - Para quem procura um homeopata é importante lembrar que o nosso corpo transmite informações, que demonstram nossas particularidades. Relate seus  sintomas, por mais que lhes pareçam estranhos, pois os detalhes podem ser fundamentais para um diagnóstico preciso. A Homeopatia se baseia na semelhança entre os sintomas que os pacientes manifestam, e aqueles sintomas que os medicamentos produzem no homem que os experimentou.

Antes de ir ao consultório, faça um resumo de seus sintomas, de como são e de que modo eles aparecem, melhoram ou pioram. O tratamento homeopático é contínuo. Quando você começa a tomar o remédio é preciso perceber as alterações de cada sintoma. É por isso que as consultas devem ser periódicas. Só assim seu médico poderá avaliar se seus sintomas estão seguindo o caminho correto de cura. Você pode fazer anotações sobre seu estado de saúde. Depois quando seu médico indagar sobre seus sintomas, você saberá responder com acerto.

3 respostas a Homeopatia

  1. anderson pinto cruz disse:

    vcs tem algum remédio para dexitosicação? e qual o mais depurativo?

  2. tatiana etter da silva disse:

    Boa tarde meu filho tem dois anos e sete meses gostaria de saber se algum remédio homeopático que posso dar sem receita para irritação, birra, agitação.

  3. marcio savio disse:

    gravida pode tomar almeida prado .complexo causticum n:09

Deixe um recado

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>